English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Futebol manipulado transforma torcedores em bobos de falsa religião?



Inspirado em algumas discussões anteriores, com um educado participante do blog, resolvi fazer esta postagem, talvez uma das últimas, por um certo tempo, sobre futebol (favor notar o emblema no paletó do Al Capone acima).

Conforme informação do UOL esportes de agora a pouco:
“O Vitória escreveu nesta noite mais um capítulo de uma das maiores rivalidades (leia-se - colocação minha - de mais uma vergonha) do futebol brasileiro. Entrou em campo com um time sub-17 para pegar o Treze pela última rodada da fase de classificação da Copa do Nordeste e empatou sem gols com o time paraibano no Barradão. (...) Com o empate, o Vitória, já classificado, eliminou o Bahia, que dependia de uma derrota do Treze para também avançar às semifinais.Os poucos torcedores que compareceram ao Barradão pouco se importavam com o fato de que, se vencesse, o Vitória poderia chegar à segunda colocação e decidir em casa no único jogo da semifinal do torneio. Das arquibancadas vinham pedidos para que o time mantivesse o empate sem gols que eliminava o Bahia. Com a confirmação do empate, que também era bom para o Treze, que ficaria em quarto com uma vitória ou um empate, a torcida fez a festa nas arquibancadas do Barradão.”

Ou seja, mais um triste capítulo na história do futebol brasileiro. E o pior, com a maioria achando que tem que ser mesmo assim, que é normal e certo. Algumas outras vergonhas históricas, que só bebê de até dois anos pode acreditar de que não houve manipulação (vale a pena ler, façam uma forcinha; leiam em partes, se for o caso):

1- Brasileirão (não sei por que o aumentativo para campeonato que mais parece pelada) de 2005: Dualib, presidente do Corinthians, foi pego declarando que manipulou e comprou. Partidas foram anuladas naquele ano por causa da máfia do apito, de forma correta, exceto uma, a que o Corínthians havia perdido do Santos por 4x2 e o juiz fora comprado pela máfia para dar a vitória ao Corínthians; ora, por que anular essa partida se o derrotado era o preferido do juiz, embora não tivesse culpa?
2- Última rodada da série B de 2006: o Sport, já classificado para a série A e sem chances de ser campeão, perdeu em casa para a 'carniça" de time que era a Portuguesa, único resultado que a salvaria do rebaixamento.
3- Mesmo campeonato: o Atlético (MG), já campeão, enfrentava em casa o bem inferior América (RN) que precisava do empate. Os mineiros abriram 2x0 mas o América empatou...
4- Campeonato baiano de 2008. O Bahia era quase campeão. Havia ganho de 4x1 do Vitória no Barradão. No jogo em Feira (a Fonte estava desativada) o juiz anulou um gol legítimo do Bahia no início da partida, expulsou o melhor jogador do Bahia e deu cartão amarelo para todos os jogadores pendurados do tricolor. Resultado: Vitória 3x0 e o Bahia perdendo o jogo seguinte para o Itabuna pois jogou praticamente com os reservas. Vitória campeão em gols marcados (não foi nem em saldo).
5- Campeonato brasileiro de 2003. O Grêmio, praticamente rebaixado e sem time, começou a ganhar partidas seguidas de times que não aspiravam mais nada, a última delas contra o Corínthians, e escapou. O próprio presidente do Criciúma se afirmou como torcedor do Grêmio, que ganhou fácil desse time, mesmo jogando em Criciúma. Na partida seguinte, o Criciúma jogou como se fosse final de Copa do Mundo e ganhou do Bahia, que foi rebaixado.
6- Campeonato de 1999. Alguns times perderam pontos e outros ganharam, no tapetão. O São Paulo seria desclassificado e paralisaria todo o campeonato a menos que ganhasse em Salvador do bom time do Vitória, já classificado. A CBF tinha interesse, óbvio, em contornar o problema. O Clube dos 13 também. O Vitória foi pressionado e levou 3x0. No outro ano, foi admitido no Clube dos 13.
7- Campeonato paulista da terceira divisão em 2009: o São Bernardo, já garantido, com campanha brilhante, sem uma única derrota em casa, leva 5x0 em seus domínios, na última partida, de um timeco, tentando ajudá-lo.
8- Campeonato amazonense de 2009: o outrora saudoso Rio Negro, que por anos revezava com  Nacional pelo domínio estadual, leva 10x0 do então desconhecido e irrelevante América do Amazonas, que se classifica pelo saldo de gols.
9- Campeonato gaúcho na década de 80: o Grêmio é obrigado a perder para se classificar, num show de incompetência da federação. Caso não perdesse do Caxias, o Inter levaria o segundo turno e o campeonato (havia ganho o primeiro). Como o Grêmio perdeu, forçou um triangular com o Inter, o Caxias e ele...
10- Taça São Paulo de 1976, antes do campeonato estadual: a Portuguesa tinha que dar 5x0 no então excelente time do Guarani, em Campinas, para se sagrar campeã, jogando o São Paulo para vice. Precisa dizer quanto foi o resultado?
11- Campeonato Inglês de 2008. O Manchester United, campeão por antecipação, enfrentaria na última rodada em casa um dos piores times, o West Ham, quase rebaixado. O West ganhou de 1x0 e escapou.
12- Um dos campeonatos brasileiros da década de 90. O Vitória tinha que golear o União São João na última rodada para não cair. Terminou o primeiro tempo levando 1x0. O presidente do Vitória "passeou” pelo vestiário do União no intervalo e o jogo terminou Vitória 6x1.
13- Campeonato brasileiro de 1996: o Bahia precisava, pra não depender da vitória contra o Flamengo, que o bom time do Vitória (mais uma vez ele) não perdesse do Flu, então um arremedo de time (havia levado até 6x0 do Sport Recife) em Salvador. O Vitória vendeu o mando de campo para Cariacica (ES) e levou um 3x1 em que jogou apaticamente. Deatalhe: nunca recebeu o dinheiro do Flu, que terminou sendo rebaixado, e os jornais da Bahia classificaram como vergonha.
14- Campeonato brasileiro de 1997: o Vasco, com campanha irretocável (foi o campeão) jogaria contra o desfalecido Guarani, que precisava desesperadamente da vitória para não cair. O Vasco levou 4x2 em gols tão ridículos que seus zagueiros saíam da frente das fracas bolas chutadas pelo Guarani, bem aceitas pelo goleiro vascaíno. Na mesma noite, o Goiás perdia em casa para o então combalido Corinthians, salvando-o de um rebaixamento certo, em um episódio tão vergonhoso que à época, até o corintiano Juca Kfouri disse: “Isso não foi nem uma marmelada. Foi uma Goiasbada”.
15- Campeonato brasileiro de 2010: Inter (que tinha, poucas rodadas atrás, amplas chances de ser o campeão) e Palmeiras brincam de participar, na reta final, prejudicando diversos times. Na série B, a Ponte faz a mesma coisa.
16- Campeonato brasileiro de 2009: precisa dizer alguma coisa?
17- Campeonato brasileiro de 1985: o Bahia perde de propósito, em casa, para o “grande” time do Brasil de pelotas (RS) pra eliminar o Flamengo, com o apoio da própria torcida.
18- Campeonato brasileiro de 2003: o Bahia conseguiu a façanha de dar quatro pênaltis ao Cruzeiro em plena Fonte Nova, em total desrespeito à sua torcida.
19- Série C de 2006: os jogadores do Bahia, com salários atrasados, escrevem um capítulo negro na história do time, levando 7x2 do “grandioso” Ferroviário do Ceará, em mais um desrespeito às tradições do time e à sua torcida.
20- Série B de 2006 (mas que campeonato sem vergonha esse...): o Paysandu sofreu um boicote tão intenso por parte dos seus jogadores (o velho atraso de salários que vinha matando o Bahia e quase matou o Náutico) que de candidato ao acesso e sensação (chegou a dar 6x2 na Portuguesa em São Paulo) foi rebaixado, tendo levado até de 9x0 do Paulista.
21- Série B de 2007: o Vitória sofre boicote dos seus jogadores contra o técnico e contra atrasos salariais e toma 6x0 do Brasiliense. Nesse mesmo campeonato, o Vitória conquistaria o acesso para a série A...
22- Copa de 82:  Alemanha 1x0 Áustria foi um dos jogos mais vergonhosos que já existiram, com o resultado classificando os dois, que passaram a tocar bola.
23- Copa de 2006: a máfia da Malásia manipulou diversos jogos comprando jogadores, dentre eles Brasil 3x0 Gana e Itália 3x0 Ucrânia.
24- Copa de 1930: o Uruguai é campeão roubando descaradamente a Itália a Argentina. Na segunda, em 1934, foi a vez da Itália roubar, eliminando o Brasil com pênalti inexistente.
25- Em 1966, tivemos a copa mais imoral da história. A Inglaterra comprou quase todos os jogos da Copa de 66, até mesmo os de adversários que ela queria eliminados por times mais fracos. Ganhou a semifinal de Portugal e a final da Alemanha com gols escandalosamente irregulares. Desde então, não ganhou mais copa nenhuma.
26- Copa de 1978: então com 13 anos, tive a maior decepção futebolística ao ver a Argentina ser campeã comprando árbitros na primeira fase e na final e comprando o time do Peru (ganhou de 6x0, em fraude praticamente assumida e documentada até por escritores argentinos, sem que a FIFA nada apurasse) para desclassificar o Brasil no saldo de gols (e ainda vemos brasileiros que torcem para a Argentina e usam até a camisa dela, enquanto somos chamados de “macaquitos” por eles...). Até os horários dos jogos não foram respeitados, com o jogo do Brasil contra a Polônia sendo antecipado.
27- Em 1986, a Argentina foi campeã eliminando a Inglaterra com gol de mão e a excelente seleção da União Soviética foi operada no jogo eliminatório contra a Bélgica por um juiz... americano (em plena guerra fria)!
28- Em 1990, Maradona admitiu (recentemente) ter dado água “batizada” à seleção brasileira, sem que nada fosse apurado mais uma vez. O próprio, aliás, foi eliminado da copa para dar menos trabalho à Alemanha. Em 1994, fomos campeões com uma semifinal onde o time da Suécia parecia estranhamente letárgico. Em 1998, bem, nada precisa nem ser dito. Em 2002, roubamos descaradamente a Turquia e a Bélgica e a Coréia do Sul eliminou em arbitragens deploráveis a Itália e a Espanha.

Acho que são exemplos demais mesmo. Não tive trabalho, pois compilei material que já havia escrito no blog e em comentários de fóruns. Quem quiser conclua se foram simples coincidências ou casos de polícia...

PS: Observemos as últimas rodadas das séries A e B, porque os resultados "estranhos" continuam a surgir: a Ponte entregou mais uma, o Bahia sofreu virada no final para o Santo André, com dois gols bobos, corroborando que o seu time é a alegria do "Ramalhão" e dos cearenses (caso continue com esse elenco, pode se preparar para cair de novo) e o América (RN) mostra que é o rei das escapadas. Será que conseguirá mais uma dentre tantas? A última vaga do acesso deve ficar com o América (MG), que pega a "lojinha" da Ponte Preta. Mas lembrem que a mafiosa dos times médios e pequenos ainda está no páreo e pode tomar a vaga do América mineiro, comprando na "lojinha".

domingo, 14 de novembro de 2010

O Esquadrão voltou (em um sábado que teve de tudo).


Sim. O glorioso Esporte Clube Bahia está de volta. E com direito a ter arrasado a tradicional Portuguesa. Foram anos de sofrimento e humilhações, especialmente para torcedores mais antigos, acostumados a ver o tricolor ter sido um dia de aço e quase imbatível na saudosa Fonte Nova. Acostumados a ver o maior rival ser saco de pancadas e peteca em nossas mãos. A situação se inverteu de forma drástica e a famigerada lei Pelé, péssimas administrações, técnicos incompetentes e descompromissados, lavagens de dinheiro de certos clubes, a perda da divisão de base, jogadores mercenários e entreguistas e campeonatos baianos extremamente suspeitos (o rival usa a jurisprudência do roubo, termo por mim criado e largamente adotado pelos fanáticos petistas, para justificar suas manipulações) contribuíram para esmagar o E.C. Bahia. Mas quem tem uma torcida como essa, a maior do norte-nordeste, nunca morre. O E.C. Bahia, que por anos teve que suportar na série B boicotes escandalosos dos seus jogadores, esse ano subiu. E se fosse um pouco mais competente, teria ganho o título da série B com facilidade, já que foram inadmissíveis os empates em casa com o Brasiliense, o Vila Nova e o Bragantino e as derrotas para o Icasa e o Duque de Caxias.

Mas o sábado teve de tudo:
1- Teve o Corínthians corroborando o que todos sabem, mas não querem admitir, que o futebol é mesmo manipulado, ganhando com um pênalti tipicamente de juiz brasileiro, arranjado no final. Na copa de 2014 vamos precisar de juízes naturalizados, já que não temos mais moral, craques, técnicos competentes e campeonatos honestos. Nossos juízes são os que mais marcam pênaltis e faltas inexistentes, além de serem os que mais distribuem cartões amarelos. Nossos jogadores são os mais sem raça e mercenários do mundo.
2- Teve, portanto, a justa indignação cruzeirense, que, além disso, já tinha visto um São Paulo jogar contra ele com o coração nas chuteiras e contra o Corinthians como uma lesma disforme.
3- Teve a Ponte perdendo de forma suspeita mais uma “Incasa”, já que ganha mais dinheiro ficando na série B.
4- Teve o Náutico praticamente se livrando do rebaixamento, passando por sufoco, pois cometeu o mesmo erro do Bahia nos últimos anos.
5- Teve a maior parte da torcida do Vitória chateada, não sei por que, com a subida do E.C. Bahia, enquanto deveria ver a união da brigada paulista e do eixo RJ-SP, enquanto nós do Nordeste nos matamos, bem como deveria se preocupar mais com a ameaça de rebaixamento do seu time.
6- Teve mais um vexame do Flamengo, que namorou por alguns anos o rebaixamento, mas o noivado sempre é desfeito por interesses econômicos.
7- Teve a seleção de vôlei feminina ganhando mais uma e mostrando que só não é suprema “über alles” por que falta a elas o equilíbrio emocional que sobra na seleção masculina e um Bernardinho.

PS: 
1- Quanto mais quero me desgrudar do futebol e excluir ele do meu blog, menos consigo. A postagem anterior foi a que, disparado, teve mais visitas até hoje. Mas em breve volto a postar sobre filmes, livros e política, temas que ficam no blog às moscas.
2- Deixo claro que só expus os fatos, já que acharam na última postagem que falei barbaridades quando devia ser um ingênuo bobalhão que acredita na lisura dos esportes. Qualquer insinuação, quem quiser que adicione ou conclua por si só, já que está cada vez mais perigoso se manifestar no Brasil.
3- Conforme esperado, as meninas do vôlei amarelaram mais uma vez, a pouco, perdendo de novo um título para a Rússia. Falta mesmo um Bernardinho para elas.

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Um por todos, todos pelo Corínthians...


Desculpem a abrupta queda de nível do blog, com assunto tão inútil, mas não podia deixar passar essa ironia:

Brigada mosqueteira paulista pró Corinthians:

Corínthians 4x2 Santos
Santos 2x3 Corínthians

Palmeiras 1x1 Corínthians
Corinthians 1x0 Palmeiras

Corinthians 3x0 São Paulo
São Paulo 0x2 Corínthians

Total de pontos que a brigada paulista deu ao Corinthians: 16 (!)


Já contra os outros...

Cruzeiro 0x0 Santos
Santos 0x1 Fluminense
Santos 4x1 Cruzeiro
Fluminense 0x3 Santos

Fluminense 1x1 Palmeiras
Palmeiras 2x3 Cruzeiro

São Paulo 2x2 Cruzeiro
Fluminense 2x2 São Paulo
Cruzeiro 0x2 São Paulo

Total de pontos que a brigada paulista conseguiu retirar dos dois principais concorrentes do Corinthians ao título, até o momento: 10 do Cruzeiro e 7 do Fluminense. O capanga menos eficiente foi o Palmeiras, que, além de deixar de dar 2 pontos ao Corinthians, deixou o Cruzeiro virar quando ganhava de 2x0. Já o São Paulo, é uma mãezona para o Corinthians há muitos anos. Perde tudo que pode. Se o Corinthians for o campeão, como as redes de TV querem, o São Paulo, principalmente, e o Santos, merecem menção honrosa e parte do troféu. Finalmente, não é todo ano que se conta com um apoio desses...

Ou seja, com rivais “inimigos” estaduais como esses, quem precisa de amigos?