Inspirado em algumas discussões anteriores, com um educado participante do blog, resolvi fazer esta postagem, talvez uma das últimas, por um certo tempo, sobre futebol (favor notar o emblema no paletó do Al Capone acima).
Conforme informação do UOL esportes de agora a pouco:
“O Vitória escreveu nesta noite mais um capítulo de uma das maiores rivalidades (leia-se - colocação minha - de mais uma vergonha) do futebol brasileiro. Entrou em campo com um time sub-17 para pegar o Treze pela última rodada da fase de classificação da Copa do Nordeste e empatou sem gols com o time paraibano no Barradão. (...) Com o empate, o Vitória, já classificado, eliminou o Bahia, que dependia de uma derrota do Treze para também avançar às semifinais.Os poucos torcedores que compareceram ao Barradão pouco se importavam com o fato de que, se vencesse, o Vitória poderia chegar à segunda colocação e decidir em casa no único jogo da semifinal do torneio. Das arquibancadas vinham pedidos para que o time mantivesse o empate sem gols que eliminava o Bahia. Com a confirmação do empate, que também era bom para o Treze, que ficaria em quarto com uma vitória ou um empate, a torcida fez a festa nas arquibancadas do Barradão.”Ou seja, mais um triste capítulo na história do futebol brasileiro. E o pior, com a maioria achando que tem que ser mesmo assim, que é normal e certo. Algumas outras vergonhas históricas, que só bebê de até dois anos pode acreditar de que não houve manipulação (vale a pena ler, façam uma forcinha; leiam em partes, se for o caso):
1- Brasileirão (não sei por que o aumentativo para campeonato que mais parece pelada) de 2005: Dualib, presidente do Corinthians, foi pego declarando que manipulou e comprou. Partidas foram anuladas naquele ano por causa da máfia do apito, de forma correta, exceto uma, a que o Corínthians havia perdido do Santos por 4x2 e o juiz fora comprado pela máfia para dar a vitória ao Corínthians; ora, por que anular essa partida se o derrotado era o preferido do juiz, embora não tivesse culpa?
2- Última rodada da série B de 2006: o Sport, já classificado para a série A e sem chances de ser campeão, perdeu em casa para a 'carniça" de time que era a Portuguesa, único resultado que a salvaria do rebaixamento.
3- Mesmo campeonato: o Atlético (MG), já campeão, enfrentava em casa o bem inferior América (RN) que precisava do empate. Os mineiros abriram 2x0 mas o América empatou...
4- Campeonato baiano de 2008. O Bahia era quase campeão. Havia ganho de 4x1 do Vitória no Barradão. No jogo em Feira (a Fonte estava desativada) o juiz anulou um gol legítimo do Bahia no início da partida, expulsou o melhor jogador do Bahia e deu cartão amarelo para todos os jogadores pendurados do tricolor. Resultado: Vitória 3x0 e o Bahia perdendo o jogo seguinte para o Itabuna pois jogou praticamente com os reservas. Vitória campeão em gols marcados (não foi nem em saldo).
5- Campeonato brasileiro de 2003. O Grêmio, praticamente rebaixado e sem time, começou a ganhar partidas seguidas de times que não aspiravam mais nada, a última delas contra o Corínthians, e escapou. O próprio presidente do Criciúma se afirmou como torcedor do Grêmio, que ganhou fácil desse time, mesmo jogando em Criciúma. Na partida seguinte, o Criciúma jogou como se fosse final de Copa do Mundo e ganhou do Bahia, que foi rebaixado.
6- Campeonato de 1999. Alguns times perderam pontos e outros ganharam, no tapetão. O São Paulo seria desclassificado e paralisaria todo o campeonato a menos que ganhasse em Salvador do bom time do Vitória, já classificado. A CBF tinha interesse, óbvio, em contornar o problema. O Clube dos 13 também. O Vitória foi pressionado e levou 3x0. No outro ano, foi admitido no Clube dos 13.
7- Campeonato paulista da terceira divisão em 2009: o São Bernardo, já garantido, com campanha brilhante, sem uma única derrota em casa, leva 5x0 em seus domínios, na última partida, de um timeco, tentando ajudá-lo.
8- Campeonato amazonense de 2009: o outrora saudoso Rio Negro, que por anos revezava com Nacional pelo domínio estadual, leva 10x0 do então desconhecido e irrelevante América do Amazonas, que se classifica pelo saldo de gols.
9- Campeonato gaúcho na década de 80: o Grêmio é obrigado a perder para se classificar, num show de incompetência da federação. Caso não perdesse do Caxias, o Inter levaria o segundo turno e o campeonato (havia ganho o primeiro). Como o Grêmio perdeu, forçou um triangular com o Inter, o Caxias e ele...
10- Taça São Paulo de 1976, antes do campeonato estadual: a Portuguesa tinha que dar 5x0 no então excelente time do Guarani, em Campinas, para se sagrar campeã, jogando o São Paulo para vice. Precisa dizer quanto foi o resultado?
11- Campeonato Inglês de 2008. O Manchester United, campeão por antecipação, enfrentaria na última rodada em casa um dos piores times, o West Ham, quase rebaixado. O West ganhou de 1x0 e escapou.
12- Um dos campeonatos brasileiros da década de 90. O Vitória tinha que golear o União São João na última rodada para não cair. Terminou o primeiro tempo levando 1x0. O presidente do Vitória "passeou” pelo vestiário do União no intervalo e o jogo terminou Vitória 6x1.
13- Campeonato brasileiro de 1996: o Bahia precisava, pra não depender da vitória contra o Flamengo, que o bom time do Vitória (mais uma vez ele) não perdesse do Flu, então um arremedo de time (havia levado até 6x0 do Sport Recife) em Salvador. O Vitória vendeu o mando de campo para Cariacica (ES) e levou um 3x1 em que jogou apaticamente. Deatalhe: nunca recebeu o dinheiro do Flu, que terminou sendo rebaixado, e os jornais da Bahia classificaram como vergonha.
14- Campeonato brasileiro de 1997: o Vasco, com campanha irretocável (foi o campeão) jogaria contra o desfalecido Guarani, que precisava desesperadamente da vitória para não cair. O Vasco levou 4x2 em gols tão ridículos que seus zagueiros saíam da frente das fracas bolas chutadas pelo Guarani, bem aceitas pelo goleiro vascaíno. Na mesma noite, o Goiás perdia em casa para o então combalido Corinthians, salvando-o de um rebaixamento certo, em um episódio tão vergonhoso que à época, até o corintiano Juca Kfouri disse: “Isso não foi nem uma marmelada. Foi uma Goiasbada”.
15- Campeonato brasileiro de 2010: Inter (que tinha, poucas rodadas atrás, amplas chances de ser o campeão) e Palmeiras brincam de participar, na reta final, prejudicando diversos times. Na série B, a Ponte faz a mesma coisa.
16- Campeonato brasileiro de 2009: precisa dizer alguma coisa?
17- Campeonato brasileiro de 1985: o Bahia perde de propósito, em casa, para o “grande” time do Brasil de pelotas (RS) pra eliminar o Flamengo, com o apoio da própria torcida.
18- Campeonato brasileiro de 2003: o Bahia conseguiu a façanha de dar quatro pênaltis ao Cruzeiro em plena Fonte Nova, em total desrespeito à sua torcida.
19- Série C de 2006: os jogadores do Bahia, com salários atrasados, escrevem um capítulo negro na história do time, levando 7x2 do “grandioso” Ferroviário do Ceará, em mais um desrespeito às tradições do time e à sua torcida.
20- Série B de 2006 (mas que campeonato sem vergonha esse...): o Paysandu sofreu um boicote tão intenso por parte dos seus jogadores (o velho atraso de salários que vinha matando o Bahia e quase matou o Náutico) que de candidato ao acesso e sensação (chegou a dar 6x2 na Portuguesa em São Paulo) foi rebaixado, tendo levado até de 9x0 do Paulista.
21- Série B de 2007: o Vitória sofre boicote dos seus jogadores contra o técnico e contra atrasos salariais e toma 6x0 do Brasiliense. Nesse mesmo campeonato, o Vitória conquistaria o acesso para a série A...
22- Copa de 82: Alemanha 1x0 Áustria foi um dos jogos mais vergonhosos que já existiram, com o resultado classificando os dois, que passaram a tocar bola.
23- Copa de 2006: a máfia da Malásia manipulou diversos jogos comprando jogadores, dentre eles Brasil 3x0 Gana e Itália 3x0 Ucrânia.
24- Copa de 1930: o Uruguai é campeão roubando descaradamente a Itália a Argentina. Na segunda, em 1934, foi a vez da Itália roubar, eliminando o Brasil com pênalti inexistente.
25- Em 1966, tivemos a copa mais imoral da história. A Inglaterra comprou quase todos os jogos da Copa de 66, até mesmo os de adversários que ela queria eliminados por times mais fracos. Ganhou a semifinal de Portugal e a final da Alemanha com gols escandalosamente irregulares. Desde então, não ganhou mais copa nenhuma.
26- Copa de 1978: então com 13 anos, tive a maior decepção futebolística ao ver a Argentina ser campeã comprando árbitros na primeira fase e na final e comprando o time do Peru (ganhou de 6x0, em fraude praticamente assumida e documentada até por escritores argentinos, sem que a FIFA nada apurasse) para desclassificar o Brasil no saldo de gols (e ainda vemos brasileiros que torcem para a Argentina e usam até a camisa dela, enquanto somos chamados de “macaquitos” por eles...). Até os horários dos jogos não foram respeitados, com o jogo do Brasil contra a Polônia sendo antecipado.
27- Em 1986, a Argentina foi campeã eliminando a Inglaterra com gol de mão e a excelente seleção da União Soviética foi operada no jogo eliminatório contra a Bélgica por um juiz... americano (em plena guerra fria)!
28- Em 1990, Maradona admitiu (recentemente) ter dado água “batizada” à seleção brasileira, sem que nada fosse apurado mais uma vez. O próprio, aliás, foi eliminado da copa para dar menos trabalho à Alemanha. Em 1994, fomos campeões com uma semifinal onde o time da Suécia parecia estranhamente letárgico. Em 1998, bem, nada precisa nem ser dito. Em 2002, roubamos descaradamente a Turquia e a Bélgica e a Coréia do Sul eliminou em arbitragens deploráveis a Itália e a Espanha.
Acho que são exemplos demais mesmo. Não tive trabalho, pois compilei material que já havia escrito no blog e em comentários de fóruns. Quem quiser conclua se foram simples coincidências ou casos de polícia...
PS: Observemos as últimas rodadas das séries A e B, porque os resultados "estranhos" continuam a surgir: a Ponte entregou mais uma, o Bahia sofreu virada no final para o Santo André, com dois gols bobos, corroborando que o seu time é a alegria do "Ramalhão" e dos cearenses (caso continue com esse elenco, pode se preparar para cair de novo) e o América (RN) mostra que é o rei das escapadas. Será que conseguirá mais uma dentre tantas? A última vaga do acesso deve ficar com o América (MG), que pega a "lojinha" da Ponte Preta. Mas lembrem que a mafiosa dos times médios e pequenos ainda está no páreo e pode tomar a vaga do América mineiro, comprando na "lojinha".
13 comentários:
De Bruno S.
Professor, só hoje dou valor às suas aulas, bem correlacionadas com o curso médico. Aquele cara reclamão e mau encarado que espinhava, exigia pra carai e incomodava por falar duras verdades. O que você escreveu aqui, cara, é um verdadeiro e excelente dossiê. E verdadeiro mesmo, pois me dei ao trabalho de checar a maior parte dos resultados que vc colocou aqui (não consegui e tive preguiça de conferir alguns) e é tudo verdade. Cara, apesar de grande professor que hoje reconheço que você é e apesar das excelentes referências que tive de você como profissional médico, cê tá na profissão errada. Vc nasceu para jornalismo, e ainda por cima investigativo, que lhe cairia como luva. No mínimo, para cronista ou articulista. Vc é um daqueles raros formadores de opinião, mesmo que poucos lhe ouçam. Soube que está com problemas de saúde. Torço para que cruze mais essa ponte.
PS: Depois dessa vou cancelar minha compra de ingressos para ver meu Vitória e o CUrinthians. Nenhum dos dois, nesse futebol de merda vale meu dinheiro e o meu tempo. Abraço forte mestre.
Meu amigo, muito obrigado pelo comentário. E também concordo 100% contigo de que estou nas profissões erradas...
De Cezinha:
Este time do vitória(com v minúsculo mesmo) é um aborto, um time sem vergonha e sem caráter. Construiu o lixão com ajuda do dinheiro público, vem roubando os títulos baianos escancaradamente, compra os times do interior. Não sei por que deram tanta ousadia e dinheiro a um timeco desses, sem tradição nenhuma. Foi e é uma lavanderia de dinheiro sujo e mesmo assim não consegue ganhar nem uma copinha Brasil. Sua torcida, antes de ser vitória é iniciada como anti-Bahia, tamanha a obsessão e o complexo de inferioridade. Continuemm assim, jogando baixo e feio. Um dia vão precisar (mais ainda) do Bahia e saberemos o que fazer com esse cocô de lagartixa.
E você acha que o Bahia faria diferente? E os anos Osório em que vocês compraram títulos baianos. Ora, vão olhar para o próprio rabo e esquecer o Leão da Barra.
Não queria me meter nas discussões, mas acho que merece réplica. Antes de mais nada, quero dizer que respeito o Vitória e tenho muitos amigos rubro-negros. Como respeito também os torcedores reais do Vitória, aqueles que sofreram com o time, conhecem a sua história e o belíssimo antigo hino, que foi substituído por um lixo "axeizado".E que é péssimo para a Bahia que a dupla BaVi não permaneça no seu merecido lugar, a série A:
1- Quanto à era Osório, de fato foi eivada de fatos suspeitos. O primeiro problema é que, como eu só quis colocar fatos que presenciei, à época eu era um menino entre 3 a 7 anos... Em segundo lugar, essa parece uma desculpa clichê e repetida por todos os torcedores novos e oportunistas do Vitória, que aprenderam do vovô. Ora, roubos de mais de 30 a 40 anos atrás justificam condutas indecorosas atuais? É o mesmo que querer justificar o uso da bomba atômica hoje porque os EUA já usaram... Ou bombardeios massacrantes em guerras, porque era assim antes. É a mesma lógica dos petistas para justificar os roubos atuais.
2- Peguei até leve. Muitos dos recentes campeonatos baianos o Vitória ganhou honestamente. Mas os 3 últimos não (e o de 2006, em opinião pessoal, também não). Talvez seja a sede de descontar ganhando baianinhos, já que não conseguem ganhar título nacional nenhum. E a desculpa para tão poucos títulos já foi decorada pelos neotorcedores: é que o Vitória, apesar de ter mais de 100 anos, profissionalizou-se tarde... Tenham dó.
Como assim o Leão da Barra ganhou roubado os 3 últimos? Tenha santa paciência!
1- 2010: Fez vantagem de pontos (para jogar por resultado iguais, que é como vem ganhando os campeonatos) com pênaltis arranjados no fim dos jogos, o mais famoso contra o Vitória da Conquista. O Bahia perdeu a vantagem com um pênalti arranjado aos 48 minutos do segundo tempo para o Bahia de Feira, na semifinal. Resultado: o Vitória jogou por dois resultados iguais contra o Bahia, por um ponto a mais. Levou 2x1 no Barradão e havia dado 1x0 em Pituaçu. Caso o regulamento fosse igual ao Gaúcho e ao Pernambucano (que não acho certos), o Bahia seria campeão. Mas regulamento se define antes de começar, e isso nada tem a ver com nossa história.
2- 2009:O Vitória levava de 2x0 do Bahia na final, dentro do Barradão. Empatou com dois gols que surgiram de lances completamente irregulares (o problema é que a TV só mostra o momento final dos gols).
3- 2008: Já expliquei acima, ok?
4- 2007: No quadrangular final, o Atlético de Alagoinhas, que foi o terceiro colocado, levou suspeitíssimos 7x0 do Vitória no Barradão, jogando claramente como um zumbi entreguista. Deu não só pontos, como saldo de folga ao Vitória. Isso é mais opinião minha. E acho que nesse ano o Vitória mereceu mesmo o título.Era o melhor time do campeonato, disparado. Não precisava dessa palhaçada.
AhAhAh! Parece que de tanto chamarem a gente de Vicetória, viraram Vicejahia. Perder em casa do Santinho Andrezinho rebaixado? E pela segunda vez no campeonato? Fala sério...
Concordo com quase tudo que você falou meu caro anônimo. Só discordo de que o Bahia já seja vice. A coisa pode piorar ainda mais.
E faço eco às suas risadas. Haja freguesia do Bahia para o "Santinho Andrezinho".
Sergio, abraco, so' acho uma coisa, que voce encontrou diversos fatos, a maioria deles, tenho certeza de que realmente aconteceram como voce disse, embora eu gostaria de que voce achasse a gravacao ou o texto de fonte seria mostrando que o "bandido" Dualib disse ter arrumado o campeonato de 2005. Mas a minha questao nao e' essa e sim outra. Voce cita no seu texto, trinta casos e eu acho que podemos multiplicar estes casos por dez em todos estes anos que voce cobriu, entao teriamos trezentos casos de sacanagens durante toda a historica contemporanea do futebol. A cada final de semana, somente nas principais series do Brasil se jagam trinta jogos, ai voce coloque campeonatos de primeiro mundo e facilmente chegaremos a cem jogos POR SEMANA. Lembre-se que eu multipliquei seus escandalos por dez, ate porque devem existir coisas que ninguem fica sabendo e mesmo assim paramos nos trezentos jogos. Percebe? O futebol e' muito grande pra ser manchado por fatos, nem sempre provados e na maioria das vezes apenas achados e quando comprovados, devidamente encobertos por uma midia totalmente comprometida. Mas grande parte destes nossos problemas esta diretamente ligado ao nosso povo e nossa maneira de ser. Por exemplo, sobre esta nova mania nacional de se entregarem os jogos para causar dano a outros, me desculpe dizer, mas vai de encontro a cultura do nosso povo. O brasileiro, povo muito mal educado formalmente, antes, pelo menos, tinha vergonha de fazer ou dizer algo de errado que servisse de mau exemplo aos filhos, hoje em dia isso acabou. Vejo meu irmao, corinthiano como eu, classe media, tem orgulho de que o nosso time esteja as vesperas de praticamente ganhar um estadio com muuuuuita ajuda de um governo federal. Acha que esta certo times entregarem pra "ferrar" com o adversario. E o filho dele de doze anos? Que mensagem educacional ele esta passando pro moloque? Eu disse isso a ele e fui chamado de arrumador do mundo. A sociedade brasileira, parece, desistiu. Quando voce desiste que teu filho deve ser melhor que voce educacionalmente, vc desistiu de tudo. Quando voce elege Tiririca porque acha engracado...Nao tem como reclamar do juiz, do goleiro ou do centro avante, nunca esquecendo que eles tambem fazem parte desta mesma sociedade corroida e corrompida e aparentemente nao mais comprometida com o futuro. Ahhh, vc nao falou do Goias comprando times para nao ser rebaixado e com isso rebaixando o Corinthians. Mais uma vez, saudacoes. Nao desista do futebol. Se vc pensa em desistir do futebol vai ter que desistir do esporte como de alto rendimento como um todo. Desistir do futebol e', em minha opiniao, o mesmo que desistir da tua Bahia e do teu e do nosso Brasil. E se caras como voce desistirem...Ai ferrou mesmo. Abraco grande. Sergio Lima
Caro Sérgio Lima: grato pela lembrança do Goiás. E muito digno o seu pensamento quanto ao seu próprio time. Citei apenas alguns casos, em que a sujeira ficou visível. E em momentos decisivos. O próprio Kfouri colocou em evidência Dualib. O problema não é a quantidade, mas o momento. A famosa máfia da Malásia é conhecida por controlar resultados até da quarta divisão paulista e pelo mundo inetiro. Fossem os caso até em menor número, seriam suficientes para manchar o nome e a alisura do futebol.
Valeu também pelo elogio. O mesmo se aplica a você. Mas futebol para mim hoje é apenas distração eventual. E das menores. Só volto a acreditar nele quando ver uma Copa do Mundo devidamente apurada, inclusive a vergonha de 66 e 78, bem como certos times brasileiros pagarem pelo que fizeram, como pagaram Olimpique de Marselha e os italianos Juventus e Milan. Em tempo: lembremos dos casos do Flu operando o Volta Redonda, das subidas pela porta dos fundos do meu Bahia e do Flu para a série A e do dispositivo usado pela FPF quando o São Paulo foi rebaixado no Paulista.
Forte abraço também amigão.
Sabe, Sergio, as vezes eu digo a minha esposa que se as televisoes se interessassem em transmitir partidas de clubes infantis e juvenis, talvez atraisse a atencao de milhoes de pessoas de saco cheio de tanto rolo e dos bandidos enfiados no esporte. Obrigado pela resposta e boa semana. Sergio Lima
Fessô, confesso que não gosto de futebol. Mas conheci seu blog e li tudo, até esse post que terminei achando maravilhoso como todos os outros. Esse e o dos vilões da marmel merecia ser publicado até em jornal. Precisamos de pessoas que incomodem, encham o saco dos risonhos conformistas. O senhor é uma delas. E das grandes.
Valeu mestre! De Priscila
Postar um comentário