English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

sexta-feira, 23 de julho de 2010

As frases mais sem graça, chatas ou burras da história (parte 1).


Só para início de conversa, aí vão algumas:

1- “Não se arrependa do que você fez, mas do que não fez.”
Frase clichê de auto-ajuda, completamente inconsistente com a lógica. Conforme disse antes, quem deixa de fazer algo fez outra coisa, tomou uma decisão. Também é impossível se arrepender de alguma coisa não feita se você não sabe que consequências sofreria. Ou seja, idiotice total.

2- “Ninguém é insubstituível”, ou a sua contrária, “ninguém é substituível.”
Frases amadoras, também de auto-ajuda. No primeiro caso, algumas pessoas são perfeitamente insubstituíveis. Um pai ou uma mãe para um filho e vice-versa.  Um gênio científico ou artístico. Um grande líder político (espécie extinta). Um grande estrategista de guerra. O empreendedor de Shumpeter, capaz de abalar a ordem econômica e social vigente. No segundo, existem pessoas perfeitamente substituíveis em seus trabalhos, a depender do que fazem. Frases relativas e estúpidas, colocadas em tom de absolutas.

3- “É mais fácil desintegrar um átomo do que um preconceito.
Com todo o respeito do mundo ao gênio Einstein, a frase se perdeu por sua obsolescência, obviedade e inconsistência. Vencer um preconceito é uma das coisas mais difíceis "desde os primórdios da humanidade" (atenção, esta também é uma frase clichê). E continua sendo, precisando de leis para conter o animal tribal ou de bando dentro de cada um. Preconceitos raciais, estéticos, religiosos, sexuais, contra doentes, etc. E a maioria acha que venceu, ou faz de conta para ser politicamente correto ou chocar os mais preconceituosos, ou mesmo para não ir parar na cadeia. Já desintegrar um átomo é das coisas mais fáceis pela ciência atual. Pior ainda se for um determinado radioisótopo, que tenha meia vida curta e que se desintegra por si mesmo, sem ajuda de nada.

4- “Aquilo que não me mata me torna mais forte”.
Não foi isso que aconteceu com Nietzsche, que foi piorando sua saúde física e mental a cada dia. Se analisarmos no terreno metafísico ou psicológico, é inválida, pois traumas, recalques e abusos podem conduzir a situações lamentáveis. Se a frase é aplicada em alguns casos de derrotas pessoais, pode até ser válida. Quanto ao terreno físico, isso até pode ser verdadeiro quando se trata de uma infecção que gere uma resposta imunológica persistente e não deixe sequelas. Mas ninguém fica mais forte após doenças degenerativas, infartos, acidentes vasculares e doenças metabólicas, por exemplo. Nem ninguém fica mais forte ingerindo alimentos de péssima qualidade ou sobrevivendo a acidentes e disparos de arma de fogo, por exemplo. Frase extremamente relativa, usada e abusada em auto-ajuda, mais uma vez, fora do contexto da obra original.

5- “Alguns enxergam o copo meio vazio. Eu enxergo meio cheio.”
Frasezinha chata, que ninguém aguenta mais ver em filmes e em livros. De tanto ser repetida, ficou insuportável. Em minha opinião, quem enxerga meio cheio é conformista, está de estômago lotado ou está com preguiça ou sem dinheiro para encher de novo o copo. Aliás, a frase depende mais da saciedade, do estado de repleção do estômago do que de qualquer outra coisa. De qualquer forma, o objeto observado é o mesmo e o que muda é a verbalização da percepção. A interpretação final, por mais Cândido (personagem de Voltaire, no caso) que o bobo seja, é de que falta conteúdo no copo, pois meio é meio em qualquer lugar e de qualquer forma.

PS: quem se lembrar de outras, pode incluir que eu comento depois em nova postagem.

17 comentários:

Anônimo disse...

De Jânio. Perfeito mestre. E com tiradas filosóficas impecáveis. Gostaria de ver comentarios sobre ditados imbecis como "quem cedo madruga deus ajuda" (mesmo sabendo que você é evangélico, eh, eh) e outros mais.

Sérgio Ricardo disse...

Meu caro Jânio, um forte abraço e agradecimento por sua rara consideração. Infelizmente, não tenho cpacidade para comentar os ditados, pois eles não são propriamente frases produzidas e usadas e abusadas, mas chavões possivelmente históricos incorporados à cultura popular. E, aqui para nós, mais verdadeiros do que muitas frases clichês e sem sentido. Quanto ao referido ditado, concordo plenamente com você que ela perdeu sua validade, neste tempo de inversões de valores, sem prejuízo de minha crença. Hoje, quem cedo madruga só faz dormir menos e trabalhar (ou estudar) mais, enquanto um bando de vagabundos se divertem, viajam e vivem às custas do dinheiro alheio, de impostos pagos ao governo, de contribuições de pobres fiéis religiosos, ou da grana dos papais.

Anônimo disse...

Amigo Sérgio, que metralhadora é essa? Porque tanta amargura?

Sérgio Ricardo disse...

Vai ver porque o mundo é amargo para a grande maioria. Vai ver porque costumo questionar tudo que acho errado, sem medo da opinião alheia. Vai ver porque não consigo enganar a minha mente de que esse jiló é doce. Vai ver porque sou adepto assumido de Schopenhauer. Vai ver porque nunca fui favorecido por terceiros na vida, muito pelo contrário. Vai ver porque não acho normal em um concurso para lixeiro no Rio de Janeiro, mais de 1000 concorrentes terem mestrado ou doutorado. Vai ver que é porque tudo que eu ganho em um ano não consegue comprar um sutomóvel medíocre dito "de luxo". Vai ver porque sou médico legista e em cada plantão vejo uma média de 6 a 7 homicídios. Vai ver porque não faço parte de nenhuma das categorias que citei acima. Vai ver porque não consigo ver beleza no terror e no horroroso. Vai ver proque descobri o segredo da nossa "Matrix" e não consigo me iludir. E muitos outros "vai veres".

PS: Grato mesmo pelo questionamento, com toda sinceridade.

Gabriel disse...

Que filosofia barata é essa que você usou para comentar essas "frases". Cara, você é realmente professor? E de uma universidade? Tenho pena de seus alunos pois vc naum consegue nem interpretar simples frases como estas e se usa de artifícios pobres e sem nexos para defender suas ideias. Desculpe se estou pegando um pouco pesado, mas vc também pegou não é mesmo?

Uma outra pequena obs: Na frase 3, a de Einstein, releia esta frase e depois o que voc^digitou. Você concordou com tudo o que o cientista disse.
Infelizmente parei o post na terceira frase pois não quero perder mais tempo. Obrigado pela atenção e espero que você tenha entendido meu comentário!

Anônimo disse...

Outra observação: "Nietzsche" está escrito errado... (vc escreveu Nietsche)

Sérgio Ricardo disse...

1- Gabriel, não sou professor de filosofia, mas gostaria que você apontasse o que está errado em cada consideração, já que você classificou como filosofia barata. Provavelmente, gostaria de aprender mais com um entendido, um mestre como você em Filosofia "cara" e de alto nível. Tenha pena é de você, sua superficialidade, sua arrogância e maus modos, já que seu pretenso anonimato esconde algo de pessoal contra mim. Filosofia barata são as frases e mais pobres os seus insultos pessoais e desrespeitosos. Logo, não venha com a cara de pau de ainda pedir desculpas, pois não fui insultoso nem peguei pesado pessoalmente contra ninguém, ao contrário de você que vem aqui para sujar minha imagem. Se eu sou um pobre professor, você é um péssimo aluno de seja lá o que for, que nem interpretar nada sabe. E, pior, quer argumentar agredindo e defenestrando. Será que alguma carapuça lhe caiu? E não discordei de Einstein, apenas da obviedade da frase e da comparação incabível. Ficou tão difícil assim para a sua "inteligência" superior entender? Ou foi o desejo de jogar pedra nos outros, já que na internet os covardes podem insultar à vontade? Engraçado é que na minha avaliação como professor, em todas as faculdades, sempre me dei bem. Vai ver o dono da razão é você. Vá insultar em outro blog. Se quisesse argumentar adequadamente, mesmo discordando, seria bem vindo, como os anteriores foram. Qualquer postagem com insultos pessoais não vou mais tolerar e simplesmente vou deletar. Por favor, vá tocar seu rockzinho de esquina e não volte mais aqui com baixo nível.

2- Anônimo: grato por tão imensa ajuda. Vou corrigir. A pressa em digitar me fez "comer" o Z.

Anônimo disse...

De Jânio: Não esquenta não Sérgio. Os verdadeiros alunos e ex-alunos sabem do seu valor. Não dê ousadia a um babaca como esse, que insultou sem nada conseguir adicionar ou argumentar. A vida dessas pessoas é perder tempo criticando. Ele é que não escreveu nada com nada. Engraçado é que ele é tão burro que nem percebeu que você não discordou da frase de Einstein, mas apenas fez observações críticas. Possivelmente devem ser as frases preferidas dele. Quem não tem inteligência acha tudo sem nexo mesmo e ainda vem dizer que os outros é que não sabem interpretar. Você interpretou as frases muito bem mesmo e de forma claríssima. E grato pela resposta dada a mim. Seu blog é muito bom, culto e diversificado. Continue assim e não se deixe abalar por gentalha desse tipo.

Sérgio Ricardo disse...

Valeu pelo apoio amigo Jânio. Muito obrigado. Não me intimido mesmo diante de anencéfalos metidos a grande coisa, fracassados filhinhos de papai e rebeldes sem causa.

Marcela Moura França disse...

Caro Sérgio,

Sabe qual o problema desses críticos de twitter, sinopses e mesas de bar? Eles te levam muito a sério! rs Pois eu fiquei viajando na sua postagem. Leve (isso mesmo, leve!) e engraçada. O que dizer sobre a frase: "o que importa é a beleza interior"? Coisa de gente feia. "Sou jovem de espírito": velho inconformado. Não vejo como uma qualidade em si ser velho ou jovem de espírito - são apenas características que são favoráveis ou não, a depender da situação. "Beleza não põe mesa": no caso de Gisele Bunchen, põe um verdadeiro banquete. "Fulano é simpático" = Feio. "Você é esforçado"= burro, etc. Sei que se fosse uma redação minha nota nesse comentário seria zero (fuga do tema), mas peço-lhe que também não me leve muito a sério...rs
Abraços

Unknown disse...

Adorei a matéria bjos

Lil@ disse...

Os blogueiros estão de férias?

Anônimo disse...

Gostei muito do seu blog, bem interessante e esclarecedora suas postagens. Abrç.
Isabella - Maceió-Al

Sérgio Ricardo disse...

Obrigado mesmo pessoal. Valeu!

INM'PACTO SAÚDE disse...

Querido Sergio, já sou sua fã... rsrs Muito boa essa matéria. Eu usava essas frases mas nunca parei para analisar o que eu falava.

Um abraço!!!

Rogiene Batista

Sérgio Ricardo disse...

Forte abraço também Rogiene!

Débora Oliveira disse...

Querido Sérgio, sou uma ex-aluna sua, dos bons tempos da FAFIS.Tenho muito boas lembranças de suas aulas e foi uma feliz surpresa encontrar seu blog hoje, dei muita risada.
Saúde e paz querido!

Postar um comentário