English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

quinta-feira, 8 de julho de 2010

A final do fim dos tempos.

E a FIFA conseguiu mesmo fabricar um novo campeão! Com justiça? Com a Holanda roubando Brasil e Uruguai e a Espanha roubando Paraguai e Alemanha? Com justiça? Salvo engano, a menos que ocorra na final, não me lembro de um time que se sagrou campeão mundial não ter ganho nenhuma partida por mais de 2 gols de um adversário em toda a Copa. Acho que esta será a primeira vez. Que grandes porcarias Espanha e Holanda, que não convenceram a mim em uma única partida sequer. Que não golearam ninguém e fizeram a maior parte dos gols em oportunismo e erros de "abutragem" (quem prestou atenção viu que os dois gols da Holanda contra o Brasil surgiram de jogadas que nasceram em irregularidades). Se a Holanda for a campeã mundial, corremos riscos climáticos tamanha a nuvem negra de maconha que vai impregnar a atmosfera terrestre...

Contra o Brasil, a falta que originou o primeiro gol não houve. O escanteio foi precedido por jogada irregular holandesa. Fora o pênalti não marcado em Kaká. A Holanda ganhou do Uruguai com gol de impedimento e com pênalti não marcado para os uruguaios. Infelizmente, só vêem os lances dos gols, e mais nada. Da mesma forma, um dos gols da França, em 2006 contra a Espanha, surgiu a partir de cruzamento de falta inexistente. Roubar não é só em impedimentos, pênaltis ou bolas que entraram ou não. É um processo mais discreto, de ir minando o adversário. Só idiotas roubam escandalosamente.

Mas, mutretas e choros a parte, acho que ambas já mereciam um título mundial. Não dessa forma tosca. Mas considerando pelo conjunto da obra, especialmente a Holanda, que tive o prazer (e a avançada idade) de ter visto brilhar e dar espetáculos em 1974 e em 1978.

1 comentários:

Sérgio Ricardo disse...

E deu Espanha, o time do 1x0, para alegria da imensa colônia espanhola de Salvador (a maior do país) e da Perini, que bem podia dar um descontinho nos seus altos preços... Fosse quem ganhasse, os puxa-sacos e "entendidos" em futebol (cada dia mais parecido com jogo chato de estratégia) dariam os parabéns de qualquer modo.

Postar um comentário