English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Por quem os sinos dobram.

Estamos diante de mais um fenômeno catastrófico que vem ceifando vidas (até agora, mais de 100 pessoas) que são as chuvas torrenciais no Rio de Janeiro. Essa infeliz situação leva-nos a refletir sobre duas coisas: 1- a banalização da morte e 2- de quem é a culpa?

Em primeiro lugar, a morte parece mesmo que se banalizou. Nunca me esqueci de uma cena do filme Hotel Ruanda onde um jornalista que filmou parte do imenso massacre sofrido pelos Tutsis pelos Hutus, quando elogiado, afirma que o que ele fez não teria a dimensão esperada. As pessoas veriam na televisão as imagens, achariam um horror, mas todos continuariam fazendo suas refeições e trabalhando como se nada acontecesse. Ou seja, isso não tocaria de fato o “coração” da maioria das pessoas. Em 1999, logo que me casei e morava no meu sítio, atrasei-me um pouco ao sair de uma aula que havia ministrado, pois tive que resolver assuntos internos na faculdade. Ao passar pela famigerada BR-324, deparei-me com um enorme engarrafamento. A causa fora um eucalipto que caíra pouco tempo antes, matando o motorista de um caminhão e outras pessoas. O fato, como todos, foi logo esquecido. Mas na minha cabeça veio a seguinte pergunta: e se eu saísse no horário previsto da faculdade? Poderia ser eu uma das vítimas? E se estivéssemos agora no Rio de Janeiro? Ou no Chile quando ocorreram terremotos? O fato, caros amigos, é que essas ocorrências infelizmente terminam comovendo pouco a nós e a todos. Amanhã são logo esquecidas ou lembradas sumariamente, sem sentimento. A morte se banalizou em um país onde as grandes cidades têm mais homicídios do que em guerras. Isso é uma triste constatação. Ninguém se comove como deveria. As vidas ceifadas terminam sempre em nossas mentes com um agradecimento estranho por não sermos as vítimas. A morte se banalizou a tal ponto de acharmos normais as taxas de homicídios nas cidades brasileiras. A tal ponto de quando um caminhão sofre um acidente, a população correr não para socorrer o motorista, mas para saquear a mercadoria. A tal ponto de existir forte ação da polícia contra assaltantes de bancos e carros fortes e pouca ação para investigar mortes ou garantir a segurança dos cidadãos.

Em segundo lugar, sempre se procura por a culpa em alguém. Sinceramente, não acho relevante nesse fato. Devem ser procuradas as causas. Sou crítico contumaz de todo governo, mas não acho que a culpa sempre seja dele em tudo. Na verdade, o governo deveria: 1- Ter leis ou políticas educacionais que coibissem as altas taxas de natalidade, especialmente entre aqueles que não têm as mínimas condições de criar nem a si próprios; 2- Impedir a invasão de locais perigosos por parte da população desfavorecida, não só por constante vigilância, mas dando emprego e melhores condições de habitação. Sem contar que essas invasões levam a desmatamento ostensivo do pouco verde existente nas cidades; 3- Estimular o povoamento do interior, o que evitaria a favelização das urbes. Isso poderia ser feito, por exemplo, forçando faculdades a irem para o interior e limitando o número delas nas grandes cidades. Faculdades e escolas no interior educam, fixam as pessoas no lugar e alavancam o comércio e os empregos na região. Pode parecer pouco, mas não é.

Voltando ao assunto, muito mais difícil é garantir a segurança de moradias em áreas que foram invadidas de forma desordenada e irregular. O governo não pode ser completamente responsabilizado pelo resultado desses riscos. Mas sim por ter permitido o risco. O assunto é complexo e o que interessa é que morreram de forma dramática pobres pessoas que merecem nosso mais intenso luto, mesmo sabendo algumas delas que corriam riscos, pois correram muitas vezes por falta de outras opções. A elas dedico o que escrevo. Que Deus se penalize delas e de seus familiares. Rememoro o grande scritor Ernest Hemingway em sua obra “For Whom the Bell Tolls” (que, aliás, deu um ótimo e clássico filme que recomendo a todos): “Não me perguntem por quem os sinos dobram. Eles dobram por ti.”

6 comentários:

Dr. Livigstone Tavares disse...

A postagem também possui o mesmo título de uma música de Raul Seixas, que coincidentemente eu gosto bastante. Quando o senhor cita as políticas públicas a serem tomadas, lembro dos 5 dedinhos de FHC da época de sua companha presidencial, falando sobre o neoliberalismo e ditando que ao governo ficaria as seguintes obrigações: Habitação, Segurança, Moradia, Saúde e Educação.Nem preciso falar da precariedade de tais serviços, e da quase inexistência em relação a Moradia. A indiferença em relação a morte e as demais tragédias que presenciamos é uma postura lamentável, talvez já fincanda em nosso ser devido a linearidade de tas acontecimentos, desde a infância vivenciar tais fatos nos calejaram, a ponto de não mais sentirmos "dores menores".

CARIRI INFORMA disse...

Em relação à banalização da morte no contexto que destaca o grande acometimento desse fenômeno nos centros urbanos, onde homicídios, miséria, descaso social e outras mazelas que levam a situação de banalidade com que é tratada a vida do outro, destaco como problema central a falta de planejamento estrutural das cidades. Sabe-se que no plano atual as cidades são os novos modelos de desenvolvimento econômico, humano e territorial, posto isso, sem um programa de gerenciamento desses núcleos urbanos de forma que eles garantam aos indivíduos condições de sobrevivência humana digna e socialmente atrelada a infra-estrutura de qualidade de vida e condições de civilidade estratégica, fator que uma vez não concretizado transformará a vida nas Urbes em completo caldo de assimetrias sociais gritantes e potencializadoras do ciclo perverso das tragédias humanas.
Bom POST!!! Mas quer um conselho de um blogueiro iniciante e com um blog falido em termos de visitação: Faz uma cara de menino feliz que acabou de chegar do SHOPPING, lhe juro vai favorecer os acessos ao teu blog, porque essa cara de Fernando Collor com raiva de Pedro Simon em debate plenário está phoda meu caro amigo.

Sérgio Ricardo disse...

Não posso caro Marcondes. Minha cara é essa, infelizmente... E olhe que nesse dia eu estava muito feliz em Paris... Se você fizer muito esforço vai notar um leve esboço de sorriso... Nem queira ver minha cara de Collor com raiva do Simon. É foto certa para a revista "Contos da Cripta".

CARIRI INFORMA disse...

Tudo bem, você sorriu com a "ALMA".Falou Sérgio, tudo respondido, sucesso....

Dr. Livigstone Tavares disse...

Serjão!!! Marcondes estava realmente com medo de postar no seu blog. Foi preciso encorajá-lo muito. Após falar muito bem do senhor ele até teve coragem de fazer uma brincadeira.
Saudoso abraço!

Sérgio Ricardo disse...

E eu gostei! Brother seu é brother meu, Sylar! Que Marcondes continue sempre presente!

Postar um comentário