English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

domingo, 11 de abril de 2010

1Cr 1

Robertinho era uma criança muito inteligente. Seus pais, que não foram aquinhoados com muitos recursos financeiros, tiveram a sorte de conseguir uma das raras escolas públicas de Salvador que apresentava um ensino razoável. Sua mãe, Dona Maria, evangélica, só implicava com a mania do seu filhinho de usar um “rabo de cavalo” no penteado, o que terminava até lhe caindo bem, pois seus cabelos eram muito bonitos. Mas Robertinho era exemplar. Cumpria suas tarefas da escola em dia, não se envolvia com más companhias e frequentava a igreja evangélica com a sua mãe. Embora achasse os cultos um pouco enfadonhos (não tanto como os da antiga religião de sua mãe), tinha a companhia de outras crianças e, especialmente, sabia que deixaria sua mãe feliz.

(Às 8:00 horas do dia... do mês de... de dois mil e oito (2008), na sala de necropsia do Instituto Médico-Legal Nina Rodrigues, foi apresentado ao Dr...., perito designado pelo Diretor deste Instituto, nos termos da Lei nº 11.690, de 09 de junho de 2008, o corpo de uma pessoa, para proceder ao exame necroscópico, que dera entrada no referido Instituto como sendo o de...)

Osório estava contente. Lucrara bastante com a venda daquele “pó” e daquelas “pedras”. Seu pessoal nem de longe parecia desconfiar que ele sempre subia o preço das drogas que traficava e ficava com o lucro. O chefão, que atendia pelo codinome Ratão, tinha ele em boa conta. Falava-lhe sempre, em tom confidencial, que um dia ele seria seu braço direito caso o seu preferido, Tonhão, “tombasse no exercício da profissão”. Tudo corria bem para ele. Suas três amantes e seus quatro filhos nem sequer sabiam da existência dessas famílias paralelas. Embora desconfiassem da “profissão” de Osório, nenhuma das suas mulheres ousava pressioná-lo, enquanto recebia dinheiro fácil em casa e presentes todo fim de semana. Já ensinara até ao menino mais velho como usar sua pistola semi-automática.

(que segundo a guia policial nº... da Delegacia da... Circunscrição Policial, teria falecido às 19:00 horas do dia..., vítima de homicídio.)

Naquele fim de tarde, Robertinho fizera cedo as tarefas de casa. Vestira a sua melhor roupa para ir à igreja com sua mãe. Todos os seus amiguinhos também deveriam estar lá, pois até haveria uma festinha de aniversário depois. Dona Maria resolvera sair mais cedo, pois compraria uma “lembrancinha” para o aniversariante.

(EXAME EXTERNO: Cadáver do sexo masculino, bem constituído, aparentando ter a idade referida na guia, e estar em bom estado nutricional. Trajando...)

Robertinho estava tão contente que até gostou mais do culto. O pastor era novo e o convidara para em breve ser batizado e também comparecer a outras atividades que estavam sendo organizadas para as crianças.

(Fenômenos cadavéricos: Midríase bilateral. Córneas opacificadas. Rigor mortis presente. Hipóstases presentes, fixas.)

Osório saíra mais cedo naquele dia. Antes de negociar os ‘”pacotes” iria passar na casa de Cleuza, uma de suas mulheres, para dar uma “conferida”. Estava a pé mesmo. Nesses locais, não era bom entrar com seu carro, tanto pela rua ser muito estreita, mas também para evitar suspeitas.

(EXAME INTERNO - Cabeça: procedida a incisão bimastóidea, rebatido o escalpo, foi constatado: couro cabeludo sem lesões e sem sufusões hemorrágicas. Abóbada craniana sem fraturas. Serrada a calota e aberta a cavidade craniana, retirado o encéfalo, procedida a sua secção, o perito constatou...)

Robertinho adorava a festinha. Dona Maria, entretanto, insistira em voltar mais cedo, pois “criança tem que dormir para crescer”. Além disso, andar muito tarde pelas ruas de Salvador é perigoso, ainda mais para uma mulher e seu filho pequeno. Ela parecia que tinha o futuro do filho todo em sua mente: “Robertinho vai ser doutor quando crescer. Vai ser o orgulho de toda a família!” Saíram pela rua alegres, conversando, andando a passos lentos.

(Feita a incisão bi-acrômio-manúbrio pubiana, desviada à esquerda da cicatriz umbilical, dissecada a musculatura peitoral anterior, aberta a cavidade abdominal pela linha alba, seccionadas as cartilagens costais e retirado o plastrão condro-esternal, o perito observou...)

Osório de repente sentiu como se sua alma esfriasse dentro do corpo. Viu de imediato Tonhão em um carro fechando o seu caminho com uma pistola apontada para o seu peito e gritando: “Vai morrer ladrão dos infernos! O chefe já sabe das suas armações!” Osório entrou em pânico. Sabia que não daria tempo de sacar sua pistola. Mas na sua frente passava uma mulher com uma criança. Pegou rápido a criança e a colocou junto ao seu peito como escudo, esperando que Tonhão pensasse duas vezes antes de atirar. O que se seguiu foi um disparo. Dois corpos jaziam no chão. Tonhão arrancou o carro. Nunca mais foi encontrado. Dona Maria chorou e chorou, mas ainda tinha a esperança de que seu filhinho poderia estar vivo.

(Nada mais havendo a ser comentado, dá o perito por findo o presente exame concluindo que Roberto da Silva Bispo faleceu de choque por hemorragia por transfixação do coração por projétil de arma de fogo.)

PS: O fato aqui relatado realmente, e de forma lamentável, ocorreu. Obviamente troquei o nome de todos os personagens envolvidos.

9 comentários:

Dalvinha disse...

História triste.... fica muito mais triste por ser verídica... vc foi o legista, né? sempre escrevendo de forma correta, elegante, culta e agora comovente!
Parabéns mil vezes... sou sua fã , fico sempre na fila do gargarejo Dr.

Dalvinha disse...

Só completando: A forma como vc escreve é dígna de bons livros sejam eles de que assunto for. Que tal escrever um? Vamos colocar a idéia em prática? Será com certeza um sucesso!!!!!!!!!Pense nisso, tà?

Anônimo disse...

Querido Sergio,

Voce retratou com perfeicao meu sentimento nas aulas de tanatologia. A cada slide, enquanto o professor mostrava o processo de saponificacao, por exemplo, eu via na foto uma ser humano, que poderia ser um ente querido, com virtudes e franquezas nao muito diferentes das minhas. Na aula de balistica, ele mostrava uma zona de chamuscamento, e eu so conseguia imaginar aquela historia, "como tera sido aquela vida...". Nos velorios, choramos pelo falecido, mas tambem choramos por nos, por nossa condicao...
Desculpa a falta de acento - nao formatei o teclado.
Um grande abraco,
Marcelinha

Sérgio Ricardo disse...

Muito obrigado mesmo Dalvinha. Forte abraço também Marcelinha.

Dr. Livigstone Tavares disse...

Fiquei paradoxalmente emocionado pelo texto. A princípio pelo triste fato, e aparentemente o sentimento de tristeza que me envolve agora não é um daquelas sentimentos de trânsito rápido, é uma tristeza bem maior. Ver tais coisas realmente nos dói, e acaba nos transformando de uma forma que algumas vezes nem nós, transformados, conseguimos compreender. O outro sentimento foi em relação a maneira que foi escrito. A construção do texto me lembrou do livro "Crônicas de uma morte anunciada", de Gabriel García Márquez, onde desde o começo imagina-se(até mesmo se sabe) o final, entretanto não se perde o interesse na leitura. O conselho de Dalvinha é mais do que válido. Espero que o senhor possa seguí-lo. Nas minhas humildes e envergonhadas preces, lembrarei dessa mãe, assim como não esqueço do senhor Tio. Forte abraço, lhe amo muito.

Anônimo disse...

Se eu já era fã do seu blog fiquei mais. Mesmo sendo excelente teacher e legista, tu merecia outra profissão cara! Texto excelente!

Stanlley Tavares disse...

Tio, muito bom seu blog, texto muito bem construído, parabéns!!! vou passar aqui sempre...

Dá uma passadinha no meu: http://naopiniaodotan.blogspot.com

Sérgio Ricardo disse...

Mais uma vez obrigado pessoal. Fico feliz que tenham gostado, embora triste pelo evento, que nunca esqueci.

Lil@ disse...

Muito sensível Sérgio!
Infelizmente isso foi vivenciado, agora é marca na vida de algumas pessoas, ler seu post deu um "chute" ao desinteresse diário em relação às necessidades e sofrimentos alheios que acabei (acabamos) desenvolvendo por razões incontáveis, não que justifiquem o ‘estado’.

Postar um comentário